Pesquisar este blog

sábado, 6 de agosto de 2011

"Imagens valem mais que mil palavras..."

Depois de meses (às vezes, anos) de planejamento, finalmente o dia do casamento passou. Foi tudo tão rápido, tão intenso, que você não conseguiu perceber todos os detalhes. Dias depois, quando vocês receberem do fotógrafo o cd com as fotos é que poderão ver as nuances, os olhares e sorrisos que marcaram aquele dia inesquecível. E de tudo que vocês providenciaram para a festa, as fotos e a filmagem são o único serviço que estará materializado e que acompanhará vocês pro resto da vida. Seus netos verão aquelas fotos e vão pensar que o seu vestido caríssimo era muito estranho, mas que a vovó estava bonita mesmo assim (lembre de como você mesma se vê nas fotos antigas e pensa - como eu era capaz de usar aquela roupa???).
Pois bem, é indiscutível a importância que a equipe de foto e filmagem tem no casamento. Mas como escolher um bom profissional? Dentre tantas opções no mercado, como achar aquela que vai satisfazer a minha necessidade? Será necessário pagar uma fortuna pelo profissional mais famoso? Compensa contratar um profissional mais barato e desconhecido? Vamos a algumas sugestões que sempre dou aos clientes. (Deixando claro que como leiga no assunto fotografia, minha opinião leva o ponto de vista de quem organiza  e coordena o evento e  também de quem já foi noiva e convidada, ok?).
Em primeiro lugar, peça indicações. NUNCA, NUNCA, NUNCA  mesmo, contrate um fotógrafo ou cinegrafista sem ter referência nenhuma do trabalho dele. Converse com amigos seus que contrataram aquele profissional, visite comunidades virtuais de noivas e pergunte quem elas contrataram e como foi o serviço, fale com sua cerimonialista. Quem já viu o profissional em ação poderá lhe informar se:
- A equipe é discreta? Pense na cerimônia religiosa acontecendo e tudo que mais chama a atenção dos convidados (e às vezes até do celebrante) é o vai e vem dos fotógrafos e cinegrafistas, que passam o tempo todo na frente dos noivos, do celebrante com todo aquele equipamento e fios pra lá e pra cá.
- Como está a apresentação da equipe no dia da festa? Já pensou em como seria desagradável ter profissionais com vestimentas inadequadas (já vi fotógrafo chegar numa festa de 15 anos de jeans e tênis!!!) ou chamativas demais no seu evento?
- A sessão de fotos foi muito demorada? Eis um dos pontos mais polêmicos... Claro que quando há muitos casais de padrinhos, ou quando a família dos noivos é numerosa, há de se gastar mais tempo tirando as fotos de grupo. Mas a habilidade e agilidade da equipe de foto/filmagem pode reduzir esse tempo e torná-lo menos enfadonho pra vocês e pros convidados. Tem coisa mais chata que ir a um casamento em que os noivos passam a festa toda tirando fotos e não conseguem dar atenção aos convidados?
- O fotógrafo é simpático? Deixa os noivos à vontade? Isso é ainda mais importante quando os noivos são tímidos e não conseguem relaxar em frente às câmeras. Um bom profissional vai conseguir quebrar o gelo e extrair deles aquele sorriso espontâneo, sem aquela cara de quem está com dor de dente, mas tem que mostrar os dentes pro dentista...
- Os prazos de entrega foram cumpridos? O resultado final ficou como se esperava?
Respondidas essas questões, vem o segundo passo: pesquise. Compare preço e serviço. Peça pra ver um mostruário atualizado (nada de fotos de 2 anos atrás). Visite o site da empresa e se tiver, o orkut, facebook e tudo mais. Veja os comentários e depoimentos dos clientes. Seja minucioso quando olhar os álbuns do mostruário: procure sombras nas fotos, defeitos, observe a criatividade das montagens etc. Verifique se o preço cabe no seu orçamento. Não questiono o valor que cada profissional cobra. É justo que um profissional que ofereça mais cobre mais por isso. Mas tenha noção da média de preço do mercado. Nem sempre o mais caro é o melhor. Mas também desconfie de preços absurdamente baratos.
Feitas as devidas observações, decidiu quem vai contratar? Vãos aqui duas dicas finais: leia com cuidado o contrato antes de assinar (mesmo e principalmente as letras miúdas) e peça sempre uma cópia. Não confie em promessas que não estejam  escritas no contrato. No caso de haver algum problema no futuro, judicialmente você só poderá cobrar o que estiver escrito e assinado. Veja também se há clausula sobre a recisão contratual e se eles se comprometem a devolver o dinheiro caso não cumpram o que prometeram. E, se possível, contrate foto e filmagem na mesma empresa. São equipes que precisam ter total sintonia no dia da festa e isso fluirá melhor com profissionais que já se conhecem e trabalham juntos há algum tempo.
É isso. Tomando os devidos cuidados, as imagens do seu grande dia vão se tornar lembranças apaixonantes.

P.S.: temos parcerias com excelentes profissionais de foto/filmagem e não recebemos comissão para indicações. Clientes dos pacotes parciais e de assessoria completa sempre tem descontos muitos bons com nossa indicação. Informe-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário