Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pai da Noiva

O carro parou em frente à igreja às 16h50min do dia 14 de junho de 2003. A primeira imagem que me lembro foi meu pai vindo abrir a porta do carro e perguntado:
-  Oi, filha. Tá nervosa? O pai tá...
Ele estava muito, muito nervoso. Pais de noivas sempre ficam nervosos. Eles geralmente são personagens que poderiam passar despercebidos no grande espetáculo que é um casamento. As pessoas estão muito interessadas no vestido da noiva, na delicadeza das daminhas, no requinte da decoração, na elegância das madrinhas. Não fosse o vai e vem nervoso na porta da igreja e a testa suada, ninguém iria reparar no pai da noiva. Eles também costumam chamar a atenção no momento em que entregam a noiva ao noivo, no altar. Alguns choram (na verdade, todos choram, mesmo que não possamos ver as lágrimas), outros esquecem de cumprimentar o noivo, outros simplesmente não sabem pra onde ir depois que o noivo conduz a noiva ao altar. E não pense que isso foi culpa do cerimonial, que não fez ensaio antes da cerimônia. Não importa quantas vezes se encene esse momento crucial. Na hora H, a emoção toma conta daquele senhor de cabelos grisalhos e não há nada o que fazer.
Mas por que pais de noivas ficam tão nervosos? Analisemos a situação.
A marcha nupcial é iniciada e ele começa a caminhada com a filha rumo ao altar. Esses poucos metros são o suficiente para que um filme passe na cabeça de um pai. Um dia desses, ele trouxe um bebezinho da maternidade. Num piscar de olhos, ela falou "papá" pela primeira vez. Vieram os primeiros passos, a festa de doutora do ABC e o constrangedor e cruel dia em que ela lhe apresentou o primeiro namorado.
Agora, a menininha se tornou uma mulher, e está prestes a ser a esposa de alguém. O instinto de provisão e proteção grita dentro do peito do pai da noiva: será que ele vai respeitá-la? Vai cuidar dela e fazê-la feliz? Ao mesmo tempo, há um imenso orgulho pela bela mulher que ela se tornou, com aquele porte elegante. Decidida a conquistar seus sonhos. É, ela vai lhe dar lindos netos.
Agora me respondam: quem consegue se lembrar com qual mão se cumprimenta o noivo com tudo isso girando na sua cabeça?
Ok, papais de noivas, vocês estão perdoados. E lembrem que muito do colorido que há nessa noiva hoje foi pintado por você, ao longo de anos de carinho, dedicação e instrução.
Mais uma coisinha: vocês não estão perdendo uma filha, afinal não existe ex-pai, não é? Vocês estão aumentando a família, colhendo os frutos do seu árduo e prazeroso trabalho como pais.
Fica aqui registrada nossa homenagem a todos os queridos e nervosos pais de noivas!
Feliz dia dos pais!!!

3 comentários:

  1. que lindo prof.!! adorei esse post amo ler coisas sobre noivas...foi incrível! deveria compartilhar no facebook também :) beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, menina! O link já está no facebook também! Olha lá! bj.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Uma visão tão nobre sobre alguém que passaria despercebido, mas que na verdade é a base de todo aquele momento que está acontecendo! arrasou! Eita que eu já sou fã desse blog! rsrs...Bju Eterna prof!

    ResponderExcluir